quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TETANIA HIPOMAGNESÊMICA

Também conhecida como tetania das pastagens, tetania do leite, tetania do transporte ou tetania da aveia. É definida como a queda aguda ou subaguda de magnésio no líquor, quanto mais baixo o nível de magnésio, mais fácil a condução nervosa.
Esta patologia afeta somente ruminantes, principalmente vacas em lactação (perde Mg no leite e animais que tem acesso a pastagens jovens. Cerca de 70% do Mg corporal esta no esqueleto e nos dentes; devido não haver sistema hormonal para controlar o Mg, os níveis séricos dependem da dieta (vaca adulta necessita 20g de Mg por dia).
Com a baixa ingestão e a maior demanda pela lactação aparecem os primeiros sinais musculares.
Tetania das Pastagens: pastagens jovens de inverno adubadas em excesso com Nitrogênio (N) e Potássio. O Potássio (K) é antagonista do Mg na absorção pela planta. Ocorre em pastagens de aveia em resteva de soja, principalmente em pastagens onde antes foi lavoura.
Tetania do Transporte: associação de situações estressantes e privação alimentar, geralmente não ocorre no Rio Grande do Sul.
Tetania do Leite: terneiros estabulados mantidos só com leite. Ocorre em terneiros após os quatro meses, porque o rúmen tem capacidade de absorção de Mg entre 2 e 4 meses. Após os 4 meses há ai queratinização das papílas do rúmen. Característico da produção de vitelos.
Sinais Clinicos: anorexia hiperexitabilidade hipermetria rígida, fasciculações musculares, tremores, orelhas eretas. O olhar muda bastante, separan-se do rebanho, taquicardia, febre, sialorréia, nistagmo e periodos de agitação seguidos de convulção. A impressão é que estão segos, pois correm sem rumo, atropelam pessoas, batem em cercas...
Há ciclos de agitação, desespero, queda e convulsão seguido de morte ou calma, alívio. Ocorrem ciclos 2 à 3 vezes por dia.Devemos fazer o diagnóstico diferencial de Raiva e outras encefalites, cetose nervosa, hipocalcemia, tétano, intoxicação por chumbo, intoxicação por arsênio e intoxicação por estricnina.

Um comentário:

  1. Boa,vai me ajudar muito na minha prova de Nutrição amanhã!!!
    Tomara que cobrem sobre Tetania das Pastagens!!!

    ResponderExcluir